top of page



CORPO
grafias
*A corpografia é uma cartografia corporal (ou corpo-cartografia, daí corpografia), ou seja, parte da hipótese de que a experiência urbana (ou rural) fica inscrita, em diversas escalas de temporalidade, no próprio corpo daquele que a experimenta, e dessa forma também o define, mesmo que involuntariamente (Paola Berenstein Jacques- Vitruvius).
Estes trabalhos corpográficos tem por finalidade provocar a reflexão sobre a valorização da zona da mata norte, do povo, e da cultura, através de registros fotográficos.
CORPOGRAFIA CANAVIAL
Neste ensaio, eu, o cenário canavieiro e uma câmera trabalhamos juntos na caracterização dessa impressão, através de minhas sensações e memórias. E neste vídeo mostro um pouco do processo de gravação de vídeos e as fotografias editadas. O processo foi simples; fui até o espaço, posicionei o celular e me filmei dançando. Fiz mais de 5 vídeos e depois fiz prints (capturas de tela) de posições específicas que fiz no vídeo e por fim editei as imagens. E estes são os resultados. No fim das contas, até a caracterização desse produto final é difícil. Devo chamar apenas de ARTE!
Veja o vídeo completo deste ensaio no Youtube!
"você vê as ruas, as casas, as pessoas,
sente os cheiros, os sabores,
vive o contexto,
e seu corpo logo se torna o lugar
em representação"

20200514_134538_0001

VideoCapture_20200513-093020-02

VideoCapture_20200513-093918-01

20200514_134538_0001
1/14
CORPOGRAFIA USINA ALIANÇA
Nesta corpografia investigo a história da USINA ALIANÇA, no município de Aliança - PE, onde hoje só se encontram ruínas e memórias do tempo da sua moagem.
Fica situada ao norte do município de Aliança, na margem do Rio Siriji. Teve como proprietários Pessoa de Melo & Cia. (Belarmino e Walfredo Pessoa de Mello) e Carlos Pessoa de Mello e filhos.
Em 1929, tinha doze propriedades agrícolas que produziam cerca de 30.000 toneladas de cana e capacidade para processar 500 toneladas em 22 horas. Foi uma das usinas mais produtivas do Brasil. No período de moagem contava com cerca de 200 operários. Mantinha uma escola com a freqüência média anual de 40 alunos. As variedades de cana mais cultivadas eram a manteiga e a demerara. O transporte da cana e da lenha era feito pela ferrovia própria e o de açúcar e do álcool através da Great Western.
Atualmente a usina encontra-se desativada.
CONFIRA ABAIXO AS FOTOS!
bottom of page