Bloco Mangue no Canavial: Quando o Carnaval vai além da folia
- Adriano Santos
- 9 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Você deve estar se perguntando, o que é que deve ir além da folia de carnaval. Acontece que é possível ir além sim, e quem mostrou isso foi a galera do Bloco Mangue no Canavial, de Aliança - PE.
O bloco foi fundado pelo produtor cultural Roberto Francisco em 2018, e saiu pela primeira vez no ano de 2019, com a responsabilidade de representar o MangueBeat nas terras dos canaviais, mas não é só isso, o bloco tem uma perspectiva ecológica, em que preza pelo respeito ao meio ambiente, conscientizando os foliões a fazerem a coleta seletiva e colocarem seu lixo no lugar apropriado, oferecendo argila para quem quiser, além de muita música regional. Mas a responsabilidade não é só durante o carnaval. O bloco tem uma página no Instagram e no Facebook que publica diariamente notícias, músicas e ideias sobre a cultura e artistas da região e realizam caminhadas ecológicas pelos engenhos e canaviais da região produzindo conteúdos audiovisuais para o seu canal homônimo no Youtube.

“O bloco Mangue no Canavial surge a princípio como uma homenagem ao Movimento Manguebeat, trazendo consigo o banho de argila em seu desfile. Mas sua principal proposta é resgatar nossas tradições culturais da Zona da Mata Norte, e difundir toda essa cultura (maracatu, coco, ciranda ,cavalo marinho entre outras)para jovens e crianças. Seu nome surgiu de uma junção do Movimento Manguebeat com a região Zona da Mata Norte, tendo em vista que os 19 municípios dessa região são cobertos por plantios de cana-de-açúcar”, disse Roberto Francisco Ferreira Alves (a esquerda na foto), o fundador e presidente do Bloco, que hoje também é uma Associação.
Bacana essa iniciativa né? É isso aí. Inspire-se e faça você também uma folia de carnaval muito mais responsável.
Comentarios